Logotipo feitobeleza 09

Feito Beleza

07/01/2016

Guia dos cabelos saudáveis: Cuidados básicos

Atenção:

Oleosidade pura

Uma praga para a nossa beleza e também para a saúde dos cabelos é a oleosidade excessiva. "O óleo produzido pelas glândulas sebáceas do couro cabeludo serve para proteger o fio", explica a dermatologista Ana Beatriz Schmidt. Mas, é claro, tudo em excesso é ruim. Principalmente no inverno é bom ficar atenta, porque a estação é muito favorável ao aumento da produção de óleo devido aos banhos exageradamente quentes que tomamos. "O calor aumenta a produção de óleo", alerta o médico Ademir Jr.

Contra aquele look emplastrado dos cabelos oleosos, nada melhor do que um bom xampu. Até porque a oleosidade também favorece a queda dos cabelos! E nada de sabões e sabonetes, O.K.? Você deve escolher o xampu ideal (para cabelos oleosos!). "De preferência, opte pelos cristalinos, transparentes. Na hora de passar o condicionador, só nas pontas", recomenda Ana Beatriz. Como existem xampus de todo tipo, veja a dica do dermatologista Ademir Jr. para você escolher o ideal: "Os melhores xampus são os prescritos por médicos. Os de supermercado e de farmácia (com venda livre) costumam ser mais cosméticos e menos terapêuticos".

Finos, secos, quebradiços e sem vida

Além da idade, os principais motivos que tornam os cabelos mais opacos, finos e sem vida com o passar do tempo são os maus cuidados, exageros no uso de produtos químicos, secadores ou pranchas e chapas. E mais: "O uso inadequado de cosméticos, como aplicar xampu para cabelos oleosos em cabelos secos, contam pontos negativos", frisa Ademir Jr.

O clima também ajuda (ou melhor, atrapalha!): sol, vento, mar e piscina podem fazer horrores com as suas madeixas, assim como a alimentação pobre em proteínas. Aí, pronto: cabelos enfraquecidos quebram com muita facilidade e trazem de brinde as pontas duplas. "O uso de fixadores, a temperatura elevada da água, escovas de cerdas duras e artificiais, lavagem diária e escovação excessiva podem comprometer ainda mais a qualidade dos fios e provocar o aparecimento das pontas duplas", ressalta Ana Beatriz Schmidt.

Diga adeus aos problemas causados pelo ressecamento munindo-se de cremes para hidratar os cabelos e de silicone para revitalizar as pontas, além de reparadoresleave-in e máscaras de hidratação. "A escova deve ser de cerdas naturais e o pente, de madeira e com dentes largos", ensina Ana Beatriz. E completa: "Os cabelos devem ser lavados com xampus perolados e mais encorpados e com água mais ou menos a 20ºC, um dia sim e um dia não. Assim, se mantém o manto gorduroso que protege o couro cabeludo".

Para arrasar de vez, seja qual for o seu tipo de cabelo, utilize xampus anti-resíduos de 15 em 15 dias, que retiram a carga elétrica dos cabelos, acabando com os fios opacos e sem vida. Não se esqueça, é claro, do protetor solar para dar o arremate e proteção finais aos cabelos.

De dentro para fora

"Tudo que acontece nos cabelos é consequência de desordens internas", garante o dermatologista Cid Sabbag. Se a sua saúde não vai bem, é capaz de que a do seu cabelo também não vá. Portanto, anote aí: o mandamento número um para cabelos lindos, perfeitos e brilhosos é simples - cuidar não só deles, mas de todo o corpo!

FONTE: www.bolsademulher.com

Lr

Contato

feitobeleza@feitobeleza.com.br
www.feitobeleza.com.br
(49) 3025.4230
Rua: Marechal Borman
140-E | Centro
Chapecó - SC | 89.802-120 Anuncie na Revista Feito Beleza

Receba nossas novidades